Momento Difícil: A oração de Jabez

I CRÔNICAS 4:9-10 9 Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. 10 Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. Amados, qual de nós, já não viveu momento difícil em sua vida? Vontade de largar tudo e ir embora, por não mais acreditar que Deus possa fazer alguma coisa por você. Talvez as desilusões que tens vivido, é o suficiente para abandonar tudo, inclusive sua fé, não é mesmo?

Talvez tenha tido um passado, que realmente só tem desagradado a Deus, ou quem sabe ainda esteja vivendo esses dias tão negativos. Mas eu quero te dizer nesta oportunidade, que o seu passado não precisa mais ser um retrato do seu futuro, pois o Senhor Deus todo poderoso te diz hoje que: 2 Coríntios 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Quero te dizer se a sua história teve um começo triste, ou um começo infeliz, hoje DEUS vai mudar a sua HISTÓRIA. Destrava a tua língua meu amado, e começa a glorificar a Deus nesta oportunidade. Porém é necessário apenas uma coisa da sua parte: - O que é pastor Ricardo Rossi? Aí eu lhe respondo:

- A única coisa que você precisa fazer é: ACREDITAR, CRER, ter FÉ. Acreditar que a partir de hoje, Deus vai mudar a sua vida para sempre. Sabe porque? Por que abençoar é a Natureza de DEUS, e Ele quer isso pra sua vida, aqui e agora, amém! Nos tempos bíblicos, muitas vezes as mães colocavam os nomes em seus bebês referentes à sua aparência ou até mesmo à circunstância em que ele havia nascido. Talvez isso explique por que, quando o grande dia de seu nascimento chegou, sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: “Porque com dores o dei à luz”. Talvez sua gestação tivesse sido muito sofrida, ou um parto muito doloroso, quem sabe ele tivesse virado, ou o parto se estendeu por um longo tempo, lembrem-se que naquela época não havia a anestesia peridural nem nenhum tipo de analgésicos para aliviar as dores do parto.

Qualquer que tenha sido os motivos da sua mãe, imagine como deve ter sido para Jabez ter de passar por toda infância com um nome desses, “dor”. Não só era um convite às gozações dos amigos como também uma sombra sobre seu futuro. Você sabe eu creio, que nos tempos bíblicos o nome de um homem era considerado uma profecia sobre suas perspectivas de vida.Mas a verdade era uma só, sua mãe o envolveu para sempre na palavra hebraica para dor: Jabez. Ao que parece Jabez estava destinado a causar dores às outras pessoas e também a sofrer muita dor. Mas Jabez estava disposto a mudar essa situação em sua vida, apesar de um começo infeliz, Jabez resolveu acreditar em algo sobre Deus que mudou sua vida para sempre. Ele acreditou que era da natureza de Deus abençoar, e que Ele não só podia, como queria abençoa-lo.

Você crê que Deus hoje pode mudar a sua vida e abençoa-lo? Creio que Jabez quando ainda garoto, sua mãe tivesse lhe falado sobre o Deus de Israel, que fez diversos milagres para seus antepassados. Talvez Jabez tivesse ouvido a história de Jacó, que lutou uma noite inteira com o anjo e disse: “Não te deixarei ir, se não me abençoares”. Creio que Jabez ouvindo isso orou a Deus dizendo: “Oh! Que me abençoes!” é tudo de que sabemos. Amados preste atenção em hebraico, à expressão que Jabez usou equivale a cinco pontos de exclamação ou a letras garrafais sublinhadas. Eu quero te dizer, meu irmão que Jabez quando orou a Deus: “Oh! Que me abençoes!”, não estava sonolento, não sentia pena de si mesmo ou estava resmungando uma oração, sem muita atenção. Jabez realmente SUPLICOU a Deus, que o abençoasse e o ajudasse a ter uma “visão melhor” do que ele tinha em mente para sua vida. E vejam o que diz o versículo de número 10 “e lhe concedeu o que tinha pedido”

Saiba que você, tem que olhar para Deus como Jabez olhou – Que Deus estava pronto para derramar as bênçãos divinas sobre os que clamam a Ele. Notem também como o rei Ezequias orou, e Deus o atendeu: Isaías 38:1-5

1 Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.

2 Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR.

3 E disse: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo.

4 Então, veio à palavra do SENHOR a Isaías, dizendo:

5 Vai e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos. Creio que muitos que estão lendo este Estudo Bíblico neste momento, sem querer talvez, tenham imaginado, Deus contendo as suas bênçãos, pouco propensas a concedê-las a você.

Veja o que diz o Salmos: 34:10 “Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao SENHOR de nada têm falta”. Talvez meu amado (a), você tenha crescido acreditando que Deus é rigoroso e duro, pouco disposto a te abençoar por causa dos seus erros, não é mesmo? Observe as palavras de Davi no livro de Salmos 86:5 “Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam”. É promessa de Deus através de seu Filho amado Jesus Cristo. Mateus 7:7-8

7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.

8 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Amados nesta oração incluímos eu e você também, amém?Notem que Jabez não teve o privilégio que você tem hoje de ler as palavras de Jesus e dos escritores do Novo Testamento.No entanto, muitos anos antes de Tiago ter escrito: Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto “Tiago 1:17 Jabez meus amados parecia conhecer esta verdade. Deus anseia que você, também creia de todo o seu coração que é próprio da natureza divina prover coisas boas, a você e a seus filhos. Deus quer e está disposto a te abençoar.

A palavra abençoar no sentido bíblico significa, conceder favor sobrenatural.Quando oro a Deus e peço que me abençoe, estou clamando que sua bondade e favor sejam derramados sobre mim.Também estou reconhecendo que ele é o único “que é poderoso para fazer infinitamente mais do que quanto pedimos, ou pensamos”. Efésios 3:20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, Observe amados que na bíblia não há relato de como Deus abençoou Jabez, mas apenas de que Deus atendeu ao pedido dele.Agora o que me chamou a atenção neste versículo, foi que Jabez deixou totalmente nas mãos de Deus a decisão de qual seria a forma, como, quando e que tipo de benção Ele enviaria a Jabez. Vejam que ele, Jabez, acreditou em Deus, ele confiou no Senhor, pois quem, senão DEUS, sabe melhor o que nos dar?

“Oh, Que Deus me abençoes”, e esperar que Deus dê aquilo que só Ele sabe que, de fato, atenderá a nossa necessidade. Vejam um detalhe importantíssimo: A benção de Deus pode ser de duas maneiras interna ou externa. Por exemplo: Em meio a uma crise familiar, você se sente desanimado, triste, e pouco amada, e de repente você faz uma oração a Deus e pede que Deus a abençoe. De repente você recebe pelo correio uma carta de uma pessoa que não a vê, faz muito tempo e no final da carta está escrito: “Senti como se Deus quisesse que eu lhe escrevesse e dissesse que “Ele realmente a ama, e que você pode sempre contar com Ele”.

Ou talvez através de um profeta de Deus, para te dizer o quanto Ele, teu Deus te ama.Saiba que sua benção pode vir de várias maneiras, um passeio inesperado com a família, uma visita de um parente muito querido, a recuperação daquela pessoa a quem você tem tanto orado, através da porta de um emprego tão esperado, em fim Deus quer te abençoar neste momento. Saibam que muitas das vezes a benção de Deus pode vir em meio às dificuldades.Talvez a sua definição de benção automaticamente pressuponha dinheiro no banco e uma vida isenta de problemas.No entanto, Jesus nos avisou: João 16:33b “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. E Pedro também nos disse: I Pedro 4:12-13 12 Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; 13 pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.

Deus os abençoe, AMÉM!!!
Pastor Ricardo Rossi